A cidade de São Francisco de Paula - RS

A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula, carinhosamente conhecida por São Chico,  foi habitada por índios caáguas da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.

O povoamento da cidade começou quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de cima da serra, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção. O primeiro pároco foi o seu filho, o Pe. José da Silva Leal Leme, em 1762.

Em 1809, o povoado de Cima da Serra passou a pertencer ao município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852, o povoado foi elevado a freguesia de Cima da Serra, que virou município (São Francisco de Paula de Cima da Serra) em 1878.

A denominação viria a perder a alcunha Cima da Serra por volta de 1930, ficando apenas São Francisco de Paula. Entretanto, em 1889 o município foi extinto e anexado a Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). No mesmo ano, o município foi reconstituído, sendo extinto novamente em 1892, e reanexado a Taquara. Finalmente, em 1903, mais uma emancipação, desta vez definitiva.

Até a década de 1940, o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.

Fornte:  https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br

Clima:

São Chico apresenta um clima temperado oceânico (tipo Cfb segundo Köppen)[7], com verões amenos e frescos e invernos relativamente frios, com a ocorrência de neve todos os anos, principalmente entre julho e agosto, porém em poucos dias da estação. É o município mais chuvoso do Rio Grande do Sul com precipitações anuais acima de 2 000 mm de chuva por ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1931 a 1960, a menor temperatura registrada em São Francisco de Paula foi de ?6,5 °C em 20 de julho de 1953 e a maior atingiu 34 °C em 31 de dezembro de 1948 e 2 de janeiro de 1949. O maior acumulado de precipitação em 24 horas chegou a 136,5 mm em 6 de janeiro de 1956.[8]

Fonte: https://pt.wikipedia.org

Voltar