
Fórum Gaúcho de Arborização
Pré-requisitos para a realização do FÓRUM GAÚCHO DE
ARBORIZAÇÃO em seu município
A idealização deste evento estadual
sobre arborização urbana começou em 2007 com reuniões técnicas abrangendo a região metropolitana
naquele ano e seguinte. O
Fórum Gaúcho de Arborização – FGA já está em sua décima primeira edição. O
primeiro evento regional oficial sobre o tema foi realizado com o nome de
Encontro Gaúcho de Arborização Urbana – EGAU - em Bento Gonçalves no ano de
2009.
O sucesso promoveu o evento à Fórum já
no ano seguinte, 2010, assumindo a nomenclatura de “II Fórum de Arborização
Urbana” na cidade de Eldorado do Sul. O FGAU começou a fazer parte da agenda da
Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU e em pouco tempo perdeu a
denominação “Urbana” para abranger as demandas de arborização em estradas e
rodovias assim como em áreas rurais, tornando-se o já conhecido Fórum Gaúcho de
Arborização - FGA.
Historicamente o evento vem crescendo
em número de participantes, em tempo dedicado às discussões e no aprofundamento
dos temas. O Fórum integra os arboriculturistas do Rio Grande do Sul, mas não
só estes, uma vez que o evento tem tradição de excelentes debates o que sempre
atrai profissionais de várias áreas de várias partes do Brasil.
Por ideal e tradição, de forma a
melhor atender os públicos e regiões mais variadas do estado, o Evento é
preferencialmente sediado em municípios da região metropolitana e interior
alternadamente.
Pré-requisitos
do município a sediar o Fórum Gaúcho de Arborização 2020:
-Dispor de local adequado para a
realização do evento com acomodações para no mínimo 150 pessoas com
acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física locomotora;
-Ter participado, através de seu corpo
técnico, de 03 (três) Fóruns Gaúcho de Arborização a qualquer tempo ou dos 02
(dois) últimos eventos;
-Possuir ou estar estruturando
Secretaria que trate do meio ambiente e arborização;
-Ter capacidade financeira pra arcar
com no mínimo 50% da estimativa[1] de custo do evento de 2020;
-Aceitar que o FGA e/ou SBAU gerenciem
inscrições e recolham taxas de inscrições, recolham outras taxas que se fizerem
necessárias assim como multas dos inscritos nos casos que couber;
-Aceitar o modelo de cerimonial do
FGA;
-Apresentar carta de intenções;
Comprometimentos
do município a constar na Carta de Intenções:
-Apresentar representantes técnicos do
quadro de servidores para compor a Comissão Organizadora;
-Indicar palestrante para o dia da
abertura
-Indicar hotéis e garantir valores
diferenciados para palestrantes e comissão organizadora até isenção;
-Providenciar equipamentos de
sonorização e multimídia adequados às necessidades, dispondo de operadores,
caso o local da realização do evento não os ofereça;
-Dispor de rede wi-fi no local do
evento no mínimo à organização (desejável à todos os participantes com senha);
-Disponibilizar pessoal em quantidade
adequada para identificação e controle de acesso dos congressistas, para
auxílio da comissão organizadora na recepção e secretaria do evento;
-Dispor de cerimonialista;
-Garantir a segurança do evento no
local de realização;
-Garantir a limpeza regular do local
do evento, inclusive sanitários, durante sua realização;
-Dispor de transporte caso necessário
(translado palestrante, transporte de materiais e equipamentos, etc.);
-providenciar arte e materiais nas
suas mais variadas apresentações para o evento (arte gráfica, faixas, folders,
cartazes, banners, blocos de anotação, pastas, etc.).
-Disponibilizar equipamento reprográfico
para uso de palestrantes e comissão organizadora no local ou próximo ao local
do evento.
-Indicar restaurantes e garantir
valores diferenciados para palestrantes e membros da comissão organizadora até
isenção.
-Presença na abertura do evento do
chefe maior do município e/ou do secretário do Meio Ambiente,
-Oferecer programação cultural
gratuita durante o evento;
-Dispor de link ao FGA no site do
município e da secretaria do meio ambiente,
-Divulgar o evento;
-Buscar envolvimento de universidades,
faculdades e cursos técnicos locais;
-Apresentação de opções de temáticas
de interesse do município e de seus técnicos relacionadas à arborização;
-Tomar as medidas legais necessárias
para liberação de recursos em tempo hábil para este fim e dispor destas verbas
para as seguintes demandas:
a)
Passagens aéreas para palestrantes do estado, nacionais e internacionais;
b)
Subsidiar hospedagem para palestrantes do estado, nacionais e internacionais,
c)
Subsidiar alimentação para palestrantes locais, do estado, nacionais,
internacionais e comissão organizadora,
d)
03 (três) “Coffe Break” aos participantes,
e)
Contratação de serviços (arte gráfica, impressões, Certificados, publicidade,
coffe breake, transporte, técnico de som e imagem, cerimonialista, etc.),
f)
Aquisição de materiais diversos (pastas, blocos, canetas, canecas, papel,
lembranças da cidade, pastas, sacolas, etc.)
-Informar o valor da verba a ser
disponibilizada.
Considerações finais:
As empresas ou entidades parceiras da
Prefeitura que desejarem apoiar o Fórum Gaúcho de Arborização deverão ser
encaminhadas à Comissão Organizadora para tratar de detalhes.
As instalações recomendadas como local
do evento, hotel e restaurante oficiais serão vistoriadas pela Comissão
Organizadora que pode aprovar ou não as instalações.
Em algumas situações é possível o
município utilizar recursos materiais e humanos próprios sem necessidade de
aquisições e contratações, neste caso é necessário detalhar os mesmos na carta
de intenções.
Compromissos da Diretoria do Fórum:
-Organizar
o evento;
-Custear
a vinda dos palestrantes convidados (exceto passagens aéreas, traslados,
hospedagem e alimentação);
-Registro
em ata dos certificados;
-Manter
registros dos custos;
-Emissão
e envio dos Certificados aos participantes;
-Criar
listas de inscrições para o evento.
-Estar
presente no evento com a equipe diretiva;
-Ter
representação na Comissão Organizadora para assessorar o município em todos os
passos do evento.
Desde já agradecemos o interesse
colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Danusa Oliveira, Presidente do Fórum de Arborização – FGA,
Fernanda Colovini, Secretária do Fórum de Arborização – FGA,
João Augusto Bagatini, Diretor da Regional Sul da SBAU,
Eduardo Delgado Olabarriaga, Secretário da Regional Sul da SBAU.
Danusa Oliveira João Augusto Bagatini
Presidente do Fórum Gaúcho de Arborização Diretor da Regional Sul da SBAU
[1] A
estimativa de custo do XI Fórum de Arborização a se realizar na cidade de
Guaíba RS em agosto de 2019 é de R$ 35.071,00 (Trinta e cinco mil e setenta e
um Reais). Sugerimos trabalhar com aplicação da inflação projetada para o
próximo período de 12 meses.