Local do Evento:

Palacete Pedro Osório Av. Tupy Silveira, nº 1436 – Bagé-RS - Brasil CEP: 96400-200
   

Imagem: André Regius  

O Município de Bagé e o Palacete Pedro Osório – Bagé/RS – Brasil


  Bagé é importante e estratégica no Mercosul, ligando o Brasil ao o Uruguai por via terrestre. A cidade é ligada ao país vizinho por estrada ficando distante cerca de 60 quilômetros da fronteira entre Brasil e Uruguai, a 560 quilômetros da capital uruguaia, Montevideo, e 378 Km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Bagé tem uma população de 121.986 habitantes, de acordo com o a estimativa do IBGE de 2016. Não há certeza sobre a verdadeira etimologia do nome do município, mas a hipótese mais aceita é que venha da palavra charrua baj (ou baag), que significa "cerro" ou "colina", haja vista a geografia da região. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e no comércio local. Possui duas universidades particulares: a Universidade da Região da Campanha e o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai/Anglo-Americano; uma universidade federal, a Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; um instituto federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Bagé é conhecida pela Festa Internacional do Churrasco, a maior festa deste tipo no Brasil. Paralelamente, acontece a festa campeira, que está em sua 10ª edição. Bagé é mormente conhecida pela Semana Crioula Internacional, que ocorre sempre no mês de abril. É sede, também, da exposição-feira rural mais antiga do país, a Expo-feira de Bagé.
O Palacete Pedro Osório, local do evento, foi construído no início do século XX (1901), pelo médico, Dr. Pedro Osório . Não se tem informação precisa sobre a autoria do projeto. É um prédio em estilo neoclássico, guarnecido de mármore, vitrais e ferro. Pedro Osório era apaixonado por árvores e um humanista. Junto ao palacete, plantou um bosque, que até hoje é motivo de orgulho para a cidade. O que ainda existe é uma pálida imagem do muito que plantou.
Atualmente, o antigo Palacete Dr. Pedrinho Osório, abriga a Secretaria de Cultura do Município.
Pedro Osório – Nasceu em Bagé, em 10 de junho de 1854. Era filho de Pedro Luiz Osório, irmão de Manoel Luiz Osório - Marques de Herval.
Estudou Medicina em Paris, na Sorbone, formando-se em 1882. Iniciou sua vida médica, em Bagé, no ano seguinte.

Dedicava-se também à literatura, tendo publicado nos anos 10, o polêmico livro ''Mentiras Religiosas.
Faleceu em 23 de outubro de 1922, de Pneumonia, no Rio de Janeiro.


Nos dias atuais (2018):

Secretaria Municipal de Cultura de Bagé
ENDEREÇO: Av. Tupy Silveira, 1436, Centro, RS – Brasil


Mais detalhes em:

- http://qrcodebagecitytour.wixsite.com/qrcodebagecitytour/palacete-pedro-osrio

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Bag%C3%A9



Apoiam este evento: